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Chamada RPS XI

2021-03-12

Temos a honra de convidá-lo para integrar o grupo de autores da XI - Revista de Pedagogia Social da FEUFF (RPS-UFF). Trata-se de um periódico semestral internacionalmente reconhecido e apontado pelos pesquisadores da área, como o primeiro da América Latina e o segundo do mundo a tratar da temática Pedagogia Social. Com mais de nove mil acessos, tem se configurado como uma importante fonte de pesquisa para estudiosos de várias áreas como direito, economia, psicologia, serviço social, educação, direitos humanos, entre outras.

Tendo como principal objetivo a ampliação e divulgação do conhecimento teórico- prático produzido acerca da pedagogia social, construída no Brasil e no mundo, no volume XI faremos uma homenagem ao principal autor brasileiro, da área de Pedagogia Social. Publicaremos, em especial, artigos que versem sobre a temática: 2021, CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE PAULO FREIRE: Paulo Freire entre nós!

A RPS-UFF é dividida em cinco seções: artigos, resenhas, ensaios acadêmicos entrevistas e poesias. Sua produção poderá ser enviada para uma delas. Encaminhe suas contribuições até 25/05/2021. Visitem nosso site: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista .

Será uma honra contar com sua participação.

                                                                                   Cordialmente,        

                                                                           Margareth Martins de Araújo

                                                                            Editora executiva da RPS-UFF

 

O arquivo deverá ser enviado em formato Word for Windows, de acordo com as seguintes orientações :

 

  • fonte Arial;
  • tamanho 12;
  • margens superior, inferior com 2,5cm e margens esquerda e direita com 3cm;
  • espaço entrelinhas 1,5;
  • Tamanho
  • O arquivo deverá ter a extensão .doc e pdf texto O texto deverá apresentar:
  • Título em português centralizado e em maiúsculas;
  • Nome do autor, centralizado;
  • Resumo com no máximo 400 caracteres (incluídos os espaços e palavras-chave);
  • Ao final do texto, o autor deve apresentar uma breve nota curricular na qual conste, pelo menos: vinculação institucional, endereço postal e e-mail.

 

-O uso de ilustrações deve se restringir ao estritamente necessário e imprescindível. As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIF ou JPEG, e com definição de 300 DPI.

 

-As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva.

Saiba mais sobre Chamada RPS XI

Edição atual

v. 10 n. 2 (2020): PEDAGOGIA SOCIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: PROJETO DE FUTURO À HUMANIDADE
Pedagogia Social

 

EDITORIAL

Bem-vindos ao decimo número da Revista de Pedagogia Social, da Universidade Federal Fluminense (RPS-UFF)! Desta feita abordaremos o tema: PEDAGOGIA SOCIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: PROJETOS DE FUTURO À HUMANIDADE, através de artigos, resenhas, ensaios acadêmicos e poesias. Abordaremos o fazer científico que comunica diretamente a sociedade, tomando para si os desafios da mesma. É comunicação, conhecimento e investigação, mas também é produção científica marcada pelo seu tempo-espaço de inquietações e possibilidades.

Contaremos com reflexões oriundas do aprendizado, advindo do compromisso do servir, em plena pandemia; impactando vidas e dando o próximo passo. Não temos respostas; apenas acolhimento, escuta, diálogo e orientação. Nossa proposta é, através das pesquisas, já em curso, vivermos juntos, um dia de cada vez, desmistificando os discursos oficiais, os quais propiciam o flagelo humano. Não acreditamos em um “novo normal” – tentativa de “uma nova normalidade” diante das diversas dissonâncias – e sim, na vida que segue.  Nosso lema se constitui da seguinte máxima: fazer o que podemos de onde estamos, e com o que temos.

As ciências marcadas pelo reprodutivismo materialista encontram dificuldades em lidar com o devir e perdem “o bonde da história” – o fio condutor da experiência efetivamente compartilhada – por não saírem de seus laboratórios e dos seus gabinetes. Está na matriz formadora de tal modelo de ciência, certo retardo em produzir respostas e, tardiamente percebem que poderia ter sido diferente e para melhor. Sim, vidas importam. Todas as formas de vida importam, inclusive a do planeta; por conseguinte, sem ele não há vida.

A Pedagogia Social, por nós realizada, é uma forma diferenciada para lidar com os desafios da educação e da vida. Acreditamos que os desafios oriundos da vida ordinária têm múltiplas e complexas causas, e alternativas de superação. Portanto, a ciência que produzimos, traz em seu DNA científico, a marca da formação de educadores sociais, para a vida e pela vida. Nossa educação é sem fronteiras, solidária, complexa e aberta. Produzimos, através da engenharia humana reversa, um manancial de possíveis, através da qual cada um com sua expertise exerce o que pode e sabe.

A ciência, como diz Ilya Prigogine, na Carta para as futuras gerações (1999), é um empreendimento coletivo. Eis a proposta.  

                                                                          Excelente leitura!

                                                                Margareth Martins de Araújo

                                                                          Editora Executiva

ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2020-10-29

Artigos

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

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