Notícias

Chamada RPS XI

2021-03-12

Temos a honra de convidá-lo para integrar o grupo de autores da XI - Revista de Pedagogia Social da FEUFF (RPS-UFF). Trata-se de um periódico semestral internacionalmente reconhecido e apontado pelos pesquisadores da área, como o primeiro da América Latina e o segundo do mundo a tratar da temática Pedagogia Social. Com mais de nove mil acessos, tem se configurado como uma importante fonte de pesquisa para estudiosos de várias áreas como direito, economia, psicologia, serviço social, educação, direitos humanos, entre outras.

Tendo como principal objetivo a ampliação e divulgação do conhecimento teórico- prático produzido acerca da pedagogia social, construída no Brasil e no mundo, no volume XI faremos uma homenagem ao principal autor brasileiro, da área de Pedagogia Social. Publicaremos, em especial, artigos que versem sobre a temática: 2021, CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE PAULO FREIRE: Paulo Freire entre nós!

A RPS-UFF é dividida em cinco seções: artigos, resenhas, ensaios acadêmicos entrevistas e poesias. Sua produção poderá ser enviada para uma delas. Encaminhe suas contribuições até 25/05/2021. Visitem nosso site: http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista .

Será uma honra contar com sua participação.

                                                                                   Cordialmente,        

                                                                           Margareth Martins de Araújo

                                                                            Editora executiva da RPS-UFF

 

O arquivo deverá ser enviado em formato Word for Windows, de acordo com as seguintes orientações :

 

  • fonte Arial;
  • tamanho 12;
  • margens superior, inferior com 2,5cm e margens esquerda e direita com 3cm;
  • espaço entrelinhas 1,5;
  • Tamanho
  • O arquivo deverá ter a extensão .doc. O texto deverá apresentar:
  • Título em português centralizado e em maiúsculas;
  • Nome do autor, centralizado;
  • Resumo com no máximo 400 caracteres (incluídos os espaços e palavras-chave);
  • Ao final do texto, o autor deve apresentar uma breve nota curricular na qual conste, pelo menos: vinculação institucional, endereço postal e e-mail.

 

-O uso de ilustrações deve se restringir ao estritamente necessário e imprescindível. As ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados, em formato TIF ou JPEG, e com definição de 300 DPI.

 

-As citações e referências devem seguir as normas da ABNT. As notas de rodapé devem ser apresentadas ao longo do texto, com numeração consecutiva.

Saiba mais sobre Chamada RPS XI

Edição atual

v. 11 n. 1 (2021): 2021, Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire entre Nós

EDITORIAL RPS XI

 

Bem-vindos ao décimo primeiro número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense!

A pandemia continua traçando contornos mais rigorosos. Travamos uma luta contra ela, alternando distanciamento com confinamento, encontramos no trabalho de produção intelectual a lucidez necessária para denunciar, anunciar e propor formas de resistência. Lutamos pela vida, na vida e em vida. Somos educadores sociais do nosso tempo, do tempo presente e por ele marcados. Seguimos conectados em redes colaborativas, como forma de expressão permanente de um saber-fazer amoroso e intelectualmente inquieto e comprometido com a emancipação humana. É a nossa ARTE, expressão maios de amor, luta e formação. É antídoto!  A arte nos salva. Herança freireana promotora e reveladora de uma sociedade mais ética, humana e feliz.

Em 2021 comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Régulos Neves Freire, educador, filósofo e autor brasileiro.  Patrono da Educação do país é o principal autor da área de Pedagogia Social. Também é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. Nada mais justo do que prestar lhe uma singela homenagem, através do reconhecimento da importância da sua obra para os Educadores Sociais.

Sob o título: 2021-Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire Entre Nós, contamos com produções, frutos de reflexões, teórico-práticas que dialoguem com a obra de Freire e explicitam suas contribuições à Pedagogia Social. Certamente uma boa leitura recomendada aos que optam pela formação intelectual pautada pelo estilo político-social frereano.

Ótima leitura!                                                                                                               

Margareth Martins de Araújo                                                                                      

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publicado: 2021-06-01

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

A Função Social da Literatura de Combate

Ver Todas as Edições

Conseguimos mais uma conquista ao registrar a revista no ISSN. Para aqueles que precisam inserir em seus lattes o número é 2527-0974.

Agora, estamos indexados no Google Acadêmico, SUMÁRIOS, DIADORIM, LATINDEX, no LATINREV, REDIB e no Portal Periódicos CAPES: 

 

                                                                           

 

Métricas de citação:

Índice h5