EDITORIAL

Bem-vindos ao nono número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense! Em tempos de pandemia, de confinamento social, aceitamos o desafio de colocar no ar mais um volume da Revista, na qual escrevemos por resitência, e para não desitir. Somos a primeira revista de Pedagogia Social da América do Sul e a segunda do mundo, fato que nos coloca o desafio de ajudar a pensar, de forma teórico-prática a realidade atual, com base nas demandas da atualidade e nos pressupostos da Pedagogia Social.

Que Pedagogia Social é essa que não se reinventa em momento de extremo desafio?  Para que serve a erudição se não socorre o cidadão? Marcada hora, é chegado o momento do trabalho solidário, voluntário e extraordinário. Nos reinventar é a palavra de ordem. Como aprendi com Vivian, aluna de uma CIEP em Duque de Caxias, Baixada Fluminense:" É preciso do nada tirar o infinito".

Sob a perspectiva do momento atual enfrentado pela humanidade, somos compelidos à realização de um trabalho pautado em nossa expertise, ancorado onde estamos e com o que temos; na realização de uma Pedagogia Social à serviço da vida, em prol humanidade. Falamos sobre uma pedagogia que acolhe vidas, resgata pessoas, estabelece pactos e instaura poder.

Para além do socorro material, a educação sem fronteiras, forjada no cadinho da sofrência humana, nos exorta ao amparo sócio-emocional contextualizado no acolhimento, na escuta e na orientação; de forma a tornar possível o impensado. Somos levados a nos reinventar e superar o momento atual com serenidade, equilíbrio, compromisso político, competência técnica e afeto.

É na turbulência que derramamos o que há dentro da xícara. É exatamente o que há dentro de nós que colocamos para fora em situações como a que estamos vivendo. Por esse motivo escolhemos exortá-los ao exercício de reflexivo da produção textual, no intuito de oferecer o que temos de melhor na vida, pesquisa e trabalho.

Desta feita, sob o título: PEDAGOGIA SOCIAL-EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS, deve-se encontrar o potencial reflexivo que auxilie a pensar o mundo na e pós-pandemia. Unamos intelecto e emoção na produção teórico-prática de artigos que nos inspirem ao exercício de uma Pesadagogia Social à serviço da vida, em prol da humanidade.

Ótima leitura!

                                                                           Margareth Martins de Araújo                                                                      

                                                                                    Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publicado: 2020-05-26

Edição completa

Artigos

A Função Social da Literatura de Combate