EDITORIAL RPS XII

 

Bem-vindos ao décimo segundo número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense!

Dando continuidade à comemoração dos cem anos do nascimento de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, terceiro educador mais citado no mundo, acumulou trinta títulos de “Doutor honoris Causa”, criador do método inovador no ensino da alfabetização para adultos, seu método foi levado para diversos países; teremos como tema: Pedagogo Social Projeto de Futuro à Humanidade. Em plena pandemia ousamos comemorar e traduzir nossos sentimentos em produção científica pautada no humanismo freireano. Viva Paulo Freire!

O presente número abrigará reflexões teórico-práticas acerca dos diálogos possíveis entre a Pedagogia Social e a teoria freireana, como exercício de resistência, superação e ética. Visamos à produção de um conhecimento prudente para uma vida decente como sinaliza Boaventura. Escrevemos como forma de resistência ao vírus, ao apagamento da memória de Freire.  Engrossamos as fileiras daqueles que, com esperança, nutrem o sonho de dias melhores.

Em tempos de desafios extremos é preciso exercitar novas e múltiplas possibilidades de intelegir o mundo, comunicar a descoberta com coragem, ousadia e sem medo. Quanto maior o desafio, maior será possibilidade de crescimento e fortalecimento de vínculos humanos na busca de um fazer científico pautado na emancipação humana como direito histórico politico e social.

Ótima leitura!                                                                                                                

                                                        Margareth Martins de Araújo

                                                                  Editora Executiva

 

 

 

 

Publicado: 2021-10-30

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF