EDITORIAL

 

Caros leitores, saudações!

 

É com alegria que chegamos até aqui com mais de três mil acessos ao volume I da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF). Nosso objetivo, acima de tudo, é propiciar um canal de socialização de reflexões acerca da Pedagogia Social em curso, dentro e fora da escola. Refazer o pacto dos educadores com a Educação tem sido apontado, anualmente, após o período de avaliação dos nossos cursos (Extensão e Especialização), de Jornadas de Pedagogia Social e de palestras proferidas, como uma forte marca do trabalho realizado pelo Projeto PIPASUFF. Quando tal afirmativa nos é apresentada, a partir daqueles com os quais trabalhamos, vai se delineando, paulatinamente, um percurso antes não imaginado, confirmando a necessidade urgente do exercício de uma pedagogia que, para além de social, seja humanitária.

Dados da UNICEFE (O Fundo das Nações Unidas para a Infância), ainda de 2013, sobre crianças sofrendo com a pobreza no mundo, estampados no dia de hoje nos principais jornais que circulam no país, revelam a existência de 385 milhões de crianças vivendo em extrema pobreza. Nos países em desenvolvimento, quase 20% das crianças moram em lares com renda per capita inferior a $ 1,90/dia (R$182,40 – mês), menos de dois dólares por dia. De posse desses dados, é possível detectar a necessidade crescente do desenvolvimento de uma ação pedagógica capaz de se voltar para o sucesso escolar de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Falamos sobre uma pedagogia humanitária, capaz de retirar do estado de indigência educacional, milhares de seres, vítimas do flagelo educacional brasileiro.

A pesquisa com os excluídos da nossa nação, trouxe a compreensão sobre a necessidade do convívio cotidiano, do desenvolvimento de empatia para com suas questões, e o exercício de humildade para com eles aprender. É simples assim, com toda a complexidade existente na simplicidade, os educadores sociais se movem no mundo, em busca de ajuda humanitária para a humanidade. O fazem a partir da Educação, por ser a área através da qual se colocam a serviço da justiça social, nas mais diversas frentes de ação, incluindo os excluídos integrantes de um fenômeno construído histórica e politicamente em nosso país, a partir de políticas governamentais equivocadas.

Há três décadas, quando travei contato com a Pedagogia Social, sem sabê-lo, não poderia imaginar o quão profundo e necessário era e seria aquele campo de ação, visão, reflexão. Foi nele, por ele e com ele, que hoje chegamos até aqui, apresentando o V.II da RPS. Ao longo das décadas, pensei que o fazer da Pedagogia Social, por mim a ser exercido, se restringia apenas ao ambiente escolar. Ledo engano. O fazer da Pedagogia Social vai além, muito além... É uma proposta pedagógica que trabalha não apenas de forma preventiva, dentro das escolas, construindo o sucesso de educadores, educandos e suas famílias; mas também curativa, como alternativa de superação, nas ruas, hospitais e presídios, por exemplo.

Neste segundo volume, encontrarão artigos e relatos de experiências que apontam para o universo mais ampliado da Pedagogia Social, os quais nos farão compor gradativamente nossa compreensão sobre o tema e sua importância na atualidade.

O convite é para que todos tenham uma excelente leitura!

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva

ISSN 2527-0974

Publicado: 2017-06-27