EDITORIAL

 

Bem-vindos ao quarto número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense. Neste número, em especial, abordaremos, através de artigos, resenhas e relatos de experiências, um manancial reflexivo sobre ser a Pedagogia Social uma pedagogia NECESSÁRIA.

Quando e onde a pedagogia tradicional desiste, a Pedagogia Social insiste. Insiste com os rotulados, com os marginalizados, com os improváveis. Insiste em formar educadores sociais sensíveis ao outro e marcados pela solidariedade, ética, cooperação e humanidade. Insiste em fortalecer vínculos, em vivenciar a unidade teoria-prática, e acima de tudo, insiste em instaurar e renovar o pacto com a educação, independente de onde ela se dê.

Trata-se de uma Pedagogia especialíssima e extremamente necessária à atualidade, porque comprometida e imbricada, com a natureza básica da humanidade: amor, gentileza, compaixão, empatia e emancipação. Ela demanda uma capacidade intelectual compromissada com a existência humana, com o deixar-se afetar pelo outro na busca pela superação de situações limites. Como o paládio azul transmuta realidade, conecta-se ao futuro e transcende ao instituído. Falamos de uma Pedagogia revolucionária, dedicada ao zelo e ao cuidado em todas as dimensões. É a Pedagogia dos contextos de emergências. É a Pedagogia da complexidade. Eis o paládio azul da educação.

 

Excelente leitura!

                                                                           Margareth Martins de Araújo

                                                                                     Editora Executiva

 

 ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2017-10-21

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