EDITORIAL

 

Eis o quinto número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense. Sejam bem-vindos! Neste, em especial, abordaremos, através de artigos, resenhas e relatos de experiências, uma fonte reflexiva sobre ser a Pedagogia Social um Antidestino. Em tempos de interdição de vários direitos como o de ir e vir, à educação, à saúde, ao trabalho e ao lazer, por exemplo, vivenciamos-assistimos, a trama contra o futuro de crianças, jovens, nação.

O presente número trata de uma cartografia pedagógica-social que, nos permitirá observar, refletir e inferir temáticas oriundas das possibilidades da escrita de outras histórias para crianças, jovens e suas famílias. Trata-se de um grande desafio, pensar em uma pedagogia que através de um trabalho invisibilizado, desconsiderado e desacreditado, traga um diálogo emancipatório em tempos de turbulência.

A presente edição trata a Pedagogia Social como ajuda humanitária pedagógica, como antidestino. Desse modo, cuida do socorro aos excluídos, porque foram apartados em tenra idade de um futuro digno. Refletir acerca do eixo educação-pobreza a partir da educação dos sentimentos em diálogo com a educação do intelecto torna-se fundamental. Propomos, em especial, uma nova agenda pedagógica compartilhada com as demais ciências.

 

Excelente leitura!

 

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publicado: 2018-06-15