EDITORIAL:

 

                                                                     Saudações Pedagógicas e Sociais!

 

Bem-Vindos ao Volume Extra da Revista de Pedagogia Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Desta feita objetivamos socializar entrevistas realizadas pela equipe da RPS-UFF, em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social da UFF (PIPAS-UFF), por ocasião do VI CIPS. A generosidade acadêmico-epistemológica dos organizadores do Congresso, palestrantes e convidados, aqui se evidencia e, nos permite adentar na ambiência do encontro de cada um, no universo da Pedagogia social com suas interfaces no Brasil e no mundo.

De dezenove a vinte e dois de setembro do corrente ano, nas dependências da Universidade Mackenzie, em São Paulo, teve lugar o VI Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós- Graduação: uma abordagem pedagógica para problemas e conflitos sociais. Os Congressos Internacionais de Pedagogia Social são organizados coletivamente por grupos de pesquisa sediados na USP, PUC/SP, Mackenzie e UNISAL em articulação com grupos sediados na UCB, Unicamp, UFPR, UFF, UFMS, UFPE, UFES/IFES e UEPG.

Tendo se consolidado como o principal espaço de reflexão, discussão e produção da área de Pedagogia Social na América latina, para onde convergem a Educação Social, a Educação Popular e a Educação Comunitária, o CIPS abriga reflexões e proposições acerca de temáticas oriundas de uma sociedade permanente transformação. 

O VI CIPS teve como objetivo, aprofundar a reflexão quanto ao papel da Pedagogia Social em constituir-se em uma resposta pedagógica à diversidade de ameaças, conflitos e disputas que ameaçam a sociabilidade humana em diversos contextos e partes do mundo. Fato que evidencia a atualidade e a necessidade crescente de uma Pedagogia que se afirme como social.

No o VI CIPS e, em especial durante as entrevistas, detectamos que o trabalho de Pedagogia Social realizado no âmbito da FEUFF, guarda similaridade teórico-prática, com a Pedagogia Social realizada no mundo. As ações coordenadas de Ensino, Pesquisa e Extensão são reveladoras do nosso pertencimento a este grupo.

Esperamos que a leitura, deste volume da RPS, funcione como inspiração e convite para abraçarmos em 2019 uma pedagogia que não ameace a sociabilidade humana, mas sim que construa ponte, diálogo, aceitação e conciliação entre os homens.

 

                                                                                      Excelente leitura!

                                                                                    Margareth Martins

                                                                                     Diretora Executiva

 ISSN 2517-0974

Publicado: 2019-02-01

Artigos