Pedagogia social: nos marcos da educabilidade social

  • Jacy Passos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a categorização em domínios, do que se entende e conhece como educação não formal, bem como historicizar a Pedagogia Social. Outro ponto a ser abordado será a estratificação social ao fazer um recorte na população entregue à própria sorte, em vulnerabilidade social, que sobrevive às desigualdades sociais e usuários da Educação Social em todos os aspectos. Desta forma, propomos uma discussão sobre a atual conjuntura da educação em nosso país, a existência de uma escola dual e, portanto, desigual. Afirmar o protagonismo do sujeito através dos Marcos da Educabilidade Social, também é o objetivo, além de mostrar que a Pedagogia Social é contra hegemônica e se opõe ao modelo de educação apresentada desde 1824, com a primeira Constituição Imperial, que ainda continua e, é influenciada pelo pensamento da classe dominante, logo, pela cultura dominante. Demonstrar então que, os territórios dos conhecimentos ocorrem, apresentam fronteiras, mas que estas não significam barreiras, e trazem várias reflexões na práxis do Educador Social. Apontar por fim, as contribuições da Pedagogia Social para a transformação do sujeito e este da sociedade, o que nos leva a pensar qual o papel do Pedagogo/Educador Social diante desta realidade.

Publicado
2018-11-21
Como Citar
PASSOS, Jacy. Pedagogia social: nos marcos da educabilidade social. Revista Pedagogia Social UFF, [S.l.], v. 6, n. 2, nov. 2018. ISSN 2527-0974. Disponível em: <http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/article/view/140>. Acesso em: 07 may 2024.

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