Pedagogia Social

 

EDITORIAL

Bem-vindos ao decimo número da Revista de Pedagogia Social, da Universidade Federal Fluminense (RPS-UFF)! Desta feita abordaremos o tema: PEDAGOGIA SOCIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: PROJETOS DE FUTURO À HUMANIDADE, através de artigos, resenhas, ensaios acadêmicos e poesias. Abordaremos o fazer científico que comunica diretamente a sociedade, tomando para si os desafios da mesma. É comunicação, conhecimento e investigação, mas também é produção científica marcada pelo seu tempo-espaço de inquietações e possibilidades.

Contaremos com reflexões oriundas do aprendizado, advindo do compromisso do servir, em plena pandemia; impactando vidas e dando o próximo passo. Não temos respostas; apenas acolhimento, escuta, diálogo e orientação. Nossa proposta é, através das pesquisas, já em curso, vivermos juntos, um dia de cada vez, desmistificando os discursos oficiais, os quais propiciam o flagelo humano. Não acreditamos em um “novo normal” – tentativa de “uma nova normalidade” diante das diversas dissonâncias – e sim, na vida que segue.  Nosso lema se constitui da seguinte máxima: fazer o que podemos de onde estamos, e com o que temos.

As ciências marcadas pelo reprodutivismo materialista encontram dificuldades em lidar com o devir e perdem “o bonde da história” – o fio condutor da experiência efetivamente compartilhada – por não saírem de seus laboratórios e dos seus gabinetes. Está na matriz formadora de tal modelo de ciência, certo retardo em produzir respostas e, tardiamente percebem que poderia ter sido diferente e para melhor. Sim, vidas importam. Todas as formas de vida importam, inclusive a do planeta; por conseguinte, sem ele não há vida.

A Pedagogia Social, por nós realizada, é uma forma diferenciada para lidar com os desafios da educação e da vida. Acreditamos que os desafios oriundos da vida ordinária têm múltiplas e complexas causas, e alternativas de superação. Portanto, a ciência que produzimos, traz em seu DNA científico, a marca da formação de educadores sociais, para a vida e pela vida. Nossa educação é sem fronteiras, solidária, complexa e aberta. Produzimos, através da engenharia humana reversa, um manancial de possíveis, através da qual cada um com sua expertise exerce o que pode e sabe.

A ciência, como diz Ilya Prigogine, na Carta para as futuras gerações (1999), é um empreendimento coletivo. Eis a proposta.  

                                                                          Excelente leitura!

                                                                Margareth Martins de Araújo

                                                                          Editora Executiva

ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2020-10-29

Artigos

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF