EDITORIAL RPS XI

 

Bem-vindos ao décimo primeiro número da Revista de Pedagogia Social (RPS-UFF), da Universidade Federal Fluminense!

A pandemia continua traçando contornos mais rigorosos. Travamos uma luta contra ela, alternando distanciamento com confinamento, encontramos no trabalho de produção intelectual a lucidez necessária para denunciar, anunciar e propor formas de resistência. Lutamos pela vida, na vida e em vida. Somos educadores sociais do nosso tempo, do tempo presente e por ele marcados. Seguimos conectados em redes colaborativas, como forma de expressão permanente de um saber-fazer amoroso e intelectualmente inquieto e comprometido com a emancipação humana. É a nossa ARTE, expressão maios de amor, luta e formação. É antídoto!  A arte nos salva. Herança freireana promotora e reveladora de uma sociedade mais ética, humana e feliz.

Em 2021 comemoramos o centenário do nascimento de Paulo Régulos Neves Freire, educador, filósofo e autor brasileiro.  Patrono da Educação do país é o principal autor da área de Pedagogia Social. Também é considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial. Nada mais justo do que prestar lhe uma singela homenagem, através do reconhecimento da importância da sua obra para os Educadores Sociais.

Sob o título: 2021-Centenário do Nascimento de Paulo Freire: Paulo Freire Entre Nós, contamos com produções, frutos de reflexões, teórico-práticas que dialoguem com a obra de Freire e explicitam suas contribuições à Pedagogia Social. Certamente uma boa leitura recomendada aos que optam pela formação intelectual pautada pelo estilo político-social frereano.

Ótima leitura!                                                                                                               

Margareth Martins de Araújo                                                                                      

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

Publicado: 2021-06-01

Artigos

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

A Função Social da Literatura de Combate